CRC/MS e CDL Estudam Formas de Alertar o Empresário Sobre Novos Procedimentos Relativos ao SPED

REUNIÃO-CDL-01

Aconteceu, na manhã, deste dia 16/07/15, na Sala Plenária do CRC/MS  – Conselho Regional de Contabilidade de MS uma Reunião entre o Presidente do CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade de MS, Contador Ruberlei Bulgarelli, o Presidente da CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande, Hermas Renan Rodrigues e o Presidente da FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Campo Grande/MS, Ricardo Massaharu Kuninari.

A reunião teve por objetivo discutirem a possibilidade de efetivação de parceria entre as duas entidades visando prestar orientação ao empresariado com relação as novas obrigações fiscais e contábeis, principalmente,   o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, instituído pelo governo para unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos integrantes das escriturações contábil e fiscal das empresas, através de um fluxo computadorizado de informações visando facilitar a fiscalização, integrando informações de interesse dos governos federal e estaduais.

E, também, orientações sobre a importância da conscientização do empresariado sobre os papéis dos Profissionais da Contabilidade e dos Empresários, bem como da adoção do Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, cuja inexistência prejudica ambas as partes.

Esta parceria seria “…no sentido de esclarecer os empresários, sobre os aspectos para os quais ele tem que estar atento no seu dia-a-dia para que possa subsidiar, os Profissionais da Contabilidade, com informações e procedimentos necessários para possibilitar que ele faça o cumprimento daquilo que o fisco exige, tanto do empresário quanto dos Profissionais da Contabilidade…”, explica o Presidente Ruberlei Bulgarelli.

“…A CDL veio se colocar a disposição do Conselho Regional de Contabilidade para que possamos criar uma ponte no relacionamento e levar informações de interesse recíproco, tanto do empresário quanto dos profissionais contábeis, porque a CDL é uma entidade que representa os empresários lojistas, autônomos e prestadores de serviços. Ela tem responsabilidade sobre eles, tem esse entendimento, essa responsabilidade de alertar o empresário, de como é que eles estão em relação a sua contabilidade, em relação ao seu Contador…. a reunião foi muito produtiva e muito esclarecedora” , diz o Presidente da CDL, Hermas Renan Rodrigues.

Ficou definido que eles farão uma pauta, uma parceria no sentido de aproveitar os veículos de comunicação das duas instituições para fazer essas informações chegarem até os empresários e, também, para que o Presidente Ruberlei Bulgarelli participe em algumas reuniões da CDL com os empresários para prestar, oralmente, orientações e esclarecimentos aos empresários.

Durante a reunião, da qual participaram, ainda, a Diretora Executiva do CRC/MS, Contadora Selma Cristina de Oliveira Silva, a Superintendente da CDL, Roberta Barbeta Rios de Matos e a Assessora de Comunicação da CDL, Marisa Pontes de Oliveira, vários temas, de suma importância para as duas categorias foram abordados.

O Presidente do CRC/MS, Contador Ruberlei Bulgarelli (ao centro); o Presidente da CDL, Hermas Renan Rodrigues (à dir.) e o Presidente da FCDL, Ricardo Massaharu Kuninari (à esq.).

Imprensa – CRC/MS