CRC/MS Realizou o 1º Fórum Estadual de Contabilidade do 3º Setor

Objetivando conscientizar e subsidiar os Profissionais da Contabilidade que trabalham com entidades do terceiro setor da importância da contabilidade como instrumento de gestão no terceiro setor, o CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul realizou o “1º Fórum Estadual de Contabilidade do 3º Setor”.

Com o tema “Contabilidade: Instrumento de Gestão no Terceiro Setor” o evento foi realizado no dia 22/09, das 13h30 às 22h30, no Auditório da FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande/MS.

Profissionais da Contabilidade, Gestores de Entidade do Terceiro Setor, Acadêmicos de Ciências Contábeis, Conselheiros do CR/CMS e convidados prestigiaram a realização que ofereceu na programação as Palestras: “Imunidade Tributária para o Terceiro Setor” c/ a Advogada, Contadora e Escritora Drª Renata Lima; “A Contabilidade como Ferramenta de Apoio ao Processo Decisório nas Entidades do Terceiro Setor” c/ o Auditor, Perito e Consultor de Empresas Prof. MSc. Fred Cavalcante.

E, o Painel “Contabilidade: Instrumento de Gestão no Terceiro Setor” apresentado pelos Painelistas: Contador Roberto Mascarenhas da Cruz, Contador Jair Perin e Consultora Valéria Vasques Pereira com mediação da Contadora Prof. Esp. Tânia Regina dos Santos Machado.

A programação ganhou um destaque especial com a apresentação cultural “Dança do Chamamé” por alunos da Associação Juliano Varela – uma organização sem fins lucrativos especializada no atendimento de portadores da Síndrome de Down e a entrega da Premiação “Contador Emérito 2017”, que, nesta edição, premiou a Profissional da Contabilidade “Doracy Cunha Ramos – pelos relevantes trabalhos realizados junto ao Conselho Regional de Contabilidade e pela Profissão Contábil.

O evento foi prestigiado por Profissionais da Contabilidade, Vice-Presidentes e Conselheiros do CRC/MS, Acadêmicos de Ciências Contábeis, convidados e autoridades, entre elas: a Contadora Tânia Regina dos Santos Machado – Vice Presidente de Administração do CRC/MS representando o Presidente da entidade, Contador Ruberlei Bulgarelli; o Economista Ricardo Senna – Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico representando o Governador do Estado Reinaldo Azambuja; o Sr. Cleiton Freitas Franco – Diretor Presidente da Fundação Social do Trabalho representando o Prefeito Municipal, Marquinhos Trad; o Sr. Tidelcino dos Santos Rosa – Presidente da FEAPAES – Federação das APAEs – Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Mato Grosso do Sul.

O Contador Francisco Pereira Gonçalves – Presidente do SESCON/MS; o Contador Odácio Pereira Moreira – Ex-Presidente do CRC/MS e Membro do GATEC – Grupo de Apoio Técnico do CRC/MS; a Prof. Vera Marleide Loureiro dos Santos representando a Profª Lucelia da Costa Nogueira Tashima – Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UCDB – Universidade Católica Dom Bosco; a TC Maria Alves Granjeiro Gonçalves – Representando o Secretário Municipal de Cultura e os integrantes da Comissão Jovens lideranças Contábeis do MS : Contador Carlos Augusto Farias, Contador Guilherme Ferreira da Silva Vilela e TC Reinaldo Oliveira.

Em seus pronunciamentos, o Economista Ricardo Senna – Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Ecônomico parabenizou o CRC/MS “…pela relevância dos temas que tem trazido a debate……por estar instigando a categoria a debater aquilo que de fato interessa à comunidade…”.

O Sr. Cleiton Freitas Franco, Diretor Presidente da Fundação Social do Trabalho, lembrou que “…sem os Contadores as pessoas que atuam em diversas áreas sofrem…” e destacou “…a importância de se contratar um Contador profissional, habilitado…”.

E, o Contador Francisco Pereira – Presidente do SESCON/MS ressaltou a relevância do tema do fórum “…tema que qualquer sociedade necessita, pois temos uma carência de mão-de-obra neste setor…”.

A realização foi do CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul com apoio do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e do SESCON/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no MS.

Mesa de Autoridades: O Contador Francisco Pereira Gonçalves; o Economista Ricardo Senna; a Contadora Tânia Regina dos Santos Machado; o Sr. Cleiton Freitas Franco  e TC Reinaldo Oliveira.

Painel “Contabilidade: Instrumento de Gestão no Terceiro Setor” apresentado pelos Painelistas: Contador Carlos Alberto Ramos, Contador Roberto Mascarenhas da Cruz, Contador Jair Perin e Consultora Valéria Vasques Pereira e mediação da Contadora Tânia Regina dos Santos Machado.

A Contadora Tânia Machado entrega a Premiação “Contador Emérito 2017” para a Profissional Doracy Cunha Ramos.

Apresentação “Dança do Chamamé” por alunos da Associação Juliano Varela – organização sem fins lucrativos especializada no atendimento de portadores da Síndrome de Down.

Imprensa – CRC/MS