Definidos os Locais do XX Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e XII Semana Contábil Fiscal de Estados e Municípios

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet no endereço: http://www1.cfc.org.br/evento?336!

O CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul convida os Profissionais da Contabilidade aplicada ao setor público; Servidores e/ou Gestores Públicos do Estado, Município e/ou Tribunal de Conta que atuam em rotinas de Contabilidade e Responsabilidade Fiscal; Governadores, Prefeitos, Controladores, Secretários, Procuradores, Conselheiros de Tribunais de Contas; Autoridades e/ou gestores envolvidos na temática para participarem do “XX Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público” e “XII Semana Contábil Fiscal de Estados e Municípios –SECOFEM”, que acontecerão, de 06 a 10/11/2017, em Campo Grande/MS.

Os eventos oferecerão na programação o “VIII Encontro de Gestores Públicos” e mais de 100 horas de cursos presenciais, distribuídos em 21 módulos . Cada participante poderá se inscrever em até 40h de curso, de acordo com seu interesse, buscando vínculos de qualificação técnica e conceitual, compatíveis com a sua área de atuação, conforme os módulos.

Confira, abaixo, uma síntese da programação:

06/11/17 : 8h às 18h – Abertura/Encontro de Gestores Públicos – EGP
Local: Câmara Municipal de Campo Grande – Av. Ricardo Brandão, nº 1.600, Jatiuka Park, em Campo Grande/MS.

Programação: Credenciamento, Abertura, Painel Contabilidade, Painel Responsabilidade Fiscal, Almoço, Painel de Relações Federativas, Painel Experiências Locais, Comentários Finais, Encerramento

De 07 a 11/11/17 – Cursos/Oficinas (Confira abaixo os módulos que serão oferecidos)
Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Universidade Anhanguera – UNIDERP, Rua Ceará, nº 333, Miguel Couto, Blocos 6 e 7, em Campo Grande/MS.
Módulo 01: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP – CH: 04
Módulo 02: Procedimentos Contábeis Orçamentários – PCO – CH: 08
Módulo 03: Procedimentos Contábeis Patrimoniais – PCP – CH: 12
Módulo 04A: Procedimentos Contábeis Específicos – PCE (Concessões)- CH: 02
Módulo 04B: Procedimentos Contábeis Específicos – PCE (Consórcios Públicos) – CH: 02
Módulo 04C: Procedimentos Contábeis Específicos – PCE (RPPS) – CH: 02
Módulo 04D: Procedimentos Contábeis Específicos – PCE (Dívida Ativa) – CH: 02
Módulo 04E: Procedimentos Contábeis Específicos – PCE (Operação de Crédito) – CH: 02
Módulo 04F: Procedimentos Contábeis Específicos – PCE (Fundeb e Precatórios) – CH: 02
Módulo 05A: NBC TSP – Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Panorama Geral – CH: 04
Módulo 05B: NBC TSP – Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Elementos das Demonstrações Contábeis – CH: 02
Módulo 06: Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – DCASP – CH: 04
Módulo 07: Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública – CH: 04
Módulo 08: Fundamentos de Responsabilidade Fiscal – CH: 04
Módulo 09: Planejamento – CH: 08
Módulo 10: Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO – CH: 08
Módulo 11: Relatório de Gestão Fiscal – RGF – CH: 08
Módulo 12: Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS – CH: 08
Módulo 13: Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE – CH: 08
Módulo 14: Regime Próprio de Previdência Social – RPPS – CH: 08
Módulo 15: Estatísticas de Finanças Públicas – CH: 08
Módulo 16: Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – SICONFI – CH: 04
Módulo 17: Sustentabilidade fiscal dos entes subnacionais – CH: 04
Módulo 18: FPE, FPM, Transferências Voluntárias e Outras Transferências da União: Uma Visão Geral – CH: 04
Módulo 19: Modelo de Implantação de Custos – CH: 08
Módulo 20: SADIPEM: módulo de análise de operações de crédito (PVL) – CH: 04
Módulo 21: SADIPEM: módulo do Cadastro da Dívida Pública (CDP) – CH: 04

Os eventos têm como objetivo reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público e em Demonstrativos Fiscais nas esferas estadual e municipal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos.

A realização é uma parceria da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Escola de Administração Fazendária – ESAF e Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul – CRC/MS com apoio da Universidade Anhanguera – UNIDERP e da APROCAP.

Imprensa – CRC/MS