Editorial: O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis, o Exame de Qualificação Técnica - Perito Contábil e a Educação Profissional Continuada

Estão abertas, e se estendem até o dia 29/06, as inscrições para o “2º Exame de Qualificação Técnica – Perito Contábil” para Profissionais da Contabilidade que queiram efetuar o registro no CNPC – Cadastro Nacional de Peritos Contábeis do CFC – Conselho Federal de Contabilidade.

O CNPC – Cadastro Nacional de Peritos Contábeis foi criado pelo CFC, por meio da Resolução nº 1.502/2016, com o objetivo de oferecer à sociedade e aos Tribunais uma lista de profissionais habilitados e qualificados, além de identificar, geograficamente, a disponibilidade e a área de atuação desses peritos e reúne profissionais de todo o País.

Foi criado porque o novo Código de Processo Civil Brasileiro determina que os juízes sejam assistidos por peritos quando a prova do fato depender de conhecimento específico, e que os tribunais consultem os conselhos de classe, entre outros, para formar um cadastro desses profissionais.  Diante disto é imprescindível que o CFC mantenha uma listagem, permanentemente atualizada, de profissionais aptos a exercerem Perícia Contábil para tornar ágil a ação do judiciário, pois facilita a identificação dos profissionais geograficamente e também por especialidade.

Por isso, a criação do Exame de Qualificação Técnica – Perito Contábil, que está agora em sua 2ª edição; o exame tem por objetivo medir o nível de conhecimento dos candidatos, garantindo, assim, a competência técnico-profissional dos profissionais inscritos no CNPC. Mas, é importante o profissional perito ter em mente, que não é somente prestar o exame, fazer a inscrição no CNPC e ponto final. Os cadastros passarão por reavaliações periódicas considerando a formação, a atualização e a experiência. A credibilidade será conquistada pela qualidade dos trabalhos produzidos e pelo cumprimento da legislação e normas profissionais.

Para isto, o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC é um aliado imprescindível, pois os peritos inscritos no CNPC podem participar de eventos credenciados pelo Programa, acumulando a pontuação anual exigida. O controle da pontuação obtida é feito pelo CFC e pelos CRCs, através de relatórios anuais apresentados pelos peritos.

E, para colaborar com a Educação Profissional Continuada dos Peritos Contábeis e de todos os Profissionais da Contabilidade, o CRC/MS em parceria com o TCE/MS – Tribunal de Contas de MS/ESCOEX – Escola Superior de Controle Externo, realizará, na próxima semana, o “XXI Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público” que contará 8 pontos no PEPC para Auditores e Peritos Contábeis.

E, em parceria com a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e ESAN – Escola de Administração e Negócios o “III Workshop de Pesquisas em Contabilidade e Controladoria da UFMS” que valerá 3 pontos no PEPC para Auditores, Responsáveis Técnicos e Peritos Contábeis que participarem.

Saudações!

Contadora Iara Sonia Marchioretto