Entrevista com Sebastião Pereira Belchior, Delegado do CRC/MS no Município de Três Lagoas
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

DELEGADO-SEBASTIÃO-BELCHIOR“…a Educação Profissional Continuada é um suporte importante para atualização do profissional frente às novas e constantes mudanças que vivenciamos hoje.”

 

Nosso entrevistado, nessa edição do Boletim Informativo do CRC/MS, é o Técnico em Contabilidade Sebastião Pereira Belchior, Delegado do CRC/MS no município de Três Lagoas, cargo exercido, como função de confiança, sem remuneração.

Casado, pai de 04 filhos, é Técnico em Contabilidade, Bacharel em Direito e Bacharel em Economia. Natural de Água Clara/MS reside em Três Lagoas desde 1964, quando chegou na cidade com a finalidade de continuar seus estudos.

É proprietário do Escritório de Contabilidade Satélite II, Fundado em Março/1991 e atua como Delegado do CRC/MS há quase dez anos, desde o ano 2006.

 P. Delegado Sebastião Belchior, como surgiu sua empresa de contabilidade?
A empresa surgiu em 1994 quando eu e meu irmão concluímos o curso técnico em contabilidade e começamos a trabalhar na área. Adquirimos um pequeno escritório no mesmo ano com nome Escritório Satélite. Em 1991 adquirimos outra unidade, dividimos a sociedade ficando o Escritório Satélite I para meu irmão e o Escritório Satélite II para mim.

 P. Como o senhor se tornou um Profissional Contábil?
Naquela época não existiam faculdades na cidade e região. Existia somente o segundo grau que era curso normal, habilitando o aluno como professor. E o curso técnico de comércio habilitava o aluno a exercer a atividade de contador. Optei em fazer o curso técnico de comércio e me tornei técnico em contabilidade.

 P. Para o senhor o que significa ser um Profissional da Contabilidade?
A condução da vida profissional e social com ética e disciplina. Ter conhecimento técnico, credibilidade e respeito.

  P.  Por que escolheu essa profissão?
Porque me identifiquei com a área, e vi grandes oportunidades de evolução profissional.

  P. Quais as perspectivas de mercado para a contabilidade, atualmente?
Acredito que a contabilidade continuara sendo imprescindível às entidades de todos os segmentos, portanto, as perspectivas são excelentes.

  P. Qual o perfil do Contador moderno?
É um profissional ligado as inovações tecnológicas e mudanças legais. Atua juntamente com a gestão da empresa. Investe de maneira permanente no aperfeiçoamento da atividade.

 P. O que significou para os Profissionais Contábeis a implantação do Sped, eSocial e outras inovações? Dificultou ou facilitou o trabalho?
Toda a modificação de regras gera medos e incertezas, mas todos que estudaram, ouviram palestras, participaram de cursos, mesas redondas, etc, viram que melhorou o trabalho, e deu mais visibilidade e transparência para as informações.

 P. A partir de agora, de acordo com a Lei Federal nº 12.249/10, o profissional formado em nível técnico não poderá mais obter o registro profissional, somente Bacharéis em Ciências Contábeis. Como o senhor viu esta alteração?
A evolução tecnológica colocou a contabilidade em conexão global. Diante dessa realidade o mercado exigia um profissional com curso universitário. A oferta de vagas atendeu a demanda pelo curso de ciências contábeis. Assim seria lógico o CFC exigir como prerrogativa para o exercício da profissão, o curso superior de ciências contábeis.

 P. O que o senhor diz a respeito da necessidade da Educação Profissional Continuada para todos os profissionais contábeis?
Acho fundamental, pois a Educação Profissional Continuada é um suporte importante para atualização do profissional frente às novas e constantes mudanças que vivenciamos hoje.

  P. Como está a Profissão Contábil, hoje?
A era dos Speds trouxe na bagagem a exigência de mais conhecimento técnico e mais investimento em tecnologia, porque os erros ou omissões são visualizados instantaneamente e na mesma velocidade a responsabilização técnica.

 P. Quais são as vantagens e desvantagens da Profissão Contábil?
Vantagens: O respeito, a credibilidade a remuneração, mercado disponível e promissor.

Desvantagens: Trabalha-se com pessoas e por mais normas e parâmetros que se coloca para a equipe, restam ainda possibilidades reais de responsabilizações por erros cometidos.

 P. Em sua opinião, quais as principais dificuldades encontradas pela categoria contábil no exercício da profissão?
Encontrar profissionais qualificados com remuneração compatível com as possibilidades das empresas de serviços contábeis. É uma profissão que não admite erro do profissional.

 P. Quais foram os maiores desafios e gratificações, encontrados na sua trajetória profissional e/ou pessoal, até agora?
Permanecer no mercado, crescendo tecnicamente e produzindo pessoas capacitadas, com reconhecimento social e comercial é o grande desafio, mas também uma gratificação indescritível.

 P. Como o senhor vê a participação do Profissional da Contabilidade na política?
O profissional que tem o perfil político partidário deveria engajar na carreira política, para o fortalecimento da classe.

 P. Como faz para equilibrar a vida pessoal e vida profissional?
Tem que haver separação, a formalidade dos problemas da empresa deve permanecer o maximo possível dentro da empresa. E assim haverá o merecido e relaxante descanso.

  P. Para encerrar, como descreve sua experiência no setor contábil?
Como empresa é um setor que exige uma gestão eficiente, com investimentos e qualificações em pessoas e tecnologias.
Como profissional, sou muito grato por todas as experiências que tive e acumulei no decorrer de todo esse tempo.

 

 

O CRC/MS agradece sua participação. Muito Obrigada!

 

 

 

 

Nota: A 3ª Delegacia do CRC/MS em Três Lagoas, comandada pelo Delegado TC Sebastião Pereira Belchior está situada à Av. Filinto Muller, 234, Centro, em Três Lagoas/MS e atende profissionais dos municípios de Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia e Ribas do Rio do Pardo. Contatos com a Delegacia podem ser feitos pelo telefone: (67) 2105-0222 ou E-mail: 3delegaciacrc@satelite2.com.br ou del_treslagoas@hotmail.com e/ou sebastiao.belchior@satelite2.com.br.