JUCEMS Digital - Adiada para Novembro a Implantação em Definitivo

A implantação definitiva do Sistema de Registro Digital da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (JUCEMS), prevista para o dia 1º de agosto deste ano, foi adiada para 1º de novembro.

A decisão foi tomada na segunda-feira (30/07) pelo Plenário da JUCEMS e atende às solicitações feitas pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRC-MS), FECOMÉRCIO e FAEMS.

A Deliberação JUCEMS nº 013/2018 prorrogando o prazo foi publicada na terça-feira (31/07), no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o CRC/MS, Fecomércio e Faems, o adiamento na implantação definitiva da Jucems Digital é necessário para melhor preparação dos profissionais e empresas para lidar com as mudanças no sistema da Jucems – órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

A Junta Digital representa evolução e agilidade na tramitação de documentação e atende às demandas do setor contábil e empresarial, reduzindo tempo e custo. O tempo médio de abertura de uma empresa em Mato Grosso do Sul, que já chegou a 35 dias para a abertura de uma empresa, atualmente é 17 dias e com a migração definitiva para o sistema digital, deverá cair para três dias.

Em parceria com o CRC estão sendo realizadas capacitações para os profissionais, que devem contemplar todos os 79 municípios do Estado. Esse processo continuará sendo feito pelo Conselho e Junta até o final de outubro.

Junta Digital

O atendimento pela internet já está disponível aos 79 municípios, evitando que empresários, contadores e advogados façam o deslocamento físico para resolver as questões nos postos de atendimento da Jucems no estado.

A Junta virtual funciona 24 horas, sendo que os serviços podem ser acessados a qualquer hora do dia, até aos finais de semana e feriados. Outra vantagem é que a documentação necessária para cada serviços, está pré-definida no sistema, com atendimento centralizado, facilitando na tomada de decisão e incentivando o empreendedorismo no estado.

A entrega física de documentos será desnecessária, por meio do serviço online, que terá autenticação do material via certificação digital.

O serviços já está disponível, com todo o passo a passo, no site da JUCEMS: jucems.ms.gov.br.

Fonte: SEMAGRO