Perito Contábil Discute Educação Profissional Continuada para Peritos com a Presidente do CRC/MS

14 de setembro de 2018

A Contadora Iara Sonia Marchioretto, Presidente do CRC/MS –  Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul, esteve reunida no dia 30/08/18, às 15h, com o Perito Contabil André Lebarbenchon.

Requisita por ele, a reunião aconteceu na sala de reuniões do Regional e objetivou tratar sobre o Programa de Educação Profissional Continuada para Peritos. Um assunto extremamente importante, segundo a Presidente Iara, tendo em vista que, a partir deste ano de 2018, os Contadores que trabalham com Perícia, também, precisam obter 40 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada – PEPC do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Ela explicou a ele que a exigência entrou em vigor em janeiro de 2018 e quem não cumprir com esta determinação até o dia 31 de dezembro poderá ser baixado do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis – CNPC e para cumprir os 40 pontos anuais exigidos pelo Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) são válidas somente atividades promovidas por capacitadoras credenciadas pelo Sistema CFC/CRCs. Por isso, os Profissionais Contábeis precisam ficar atentos se as atividades que realizam, ao longo do ano, são devidamente pontuadas para sua área de atuação.  E, que os 40 pontos podem ser obtidos de várias formas: lecionando, orientando trabalhos científicos, publicando artigos, participando de congressos, conferências ou seminários, e através de cursos (até mesmo de pós-graduações).

Segundo André Lebarbenchon, para os peritos é mais difícil encontrar cursos que se adequem às suas necessidades, isso porque cada área profissional precisa fazer atividades específicas para atingir a pontuação. A Presidente Iara, informou-lhe que o CRC/MS está realizando Fóruns de Peritos e palestras voltadas a esse público e ainda, buscando parcerias com Instituições que possam ofertar Cursos de Pós Graduação, com disciplinas voltadas à perícia contábil entre outras, que estejam de acordo com o Programa de Educação Profissional Continuada.

Discutiram também sobre o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis, a exigência, a partir de 2018, de aprovação no Exame de Qualificação Técnica para Perícia Contábil para os Profissionais da Contabilidade que desejam efetuar o seu cadastro.

A Presidente Iara Marchioretto colocou o CRC/MS à disposição do Perito Lebarbenchon e dos demais profissionais que desejem informações sobre o Programa de Educação Profissional Continuada e, também, consultar se determinada instituição está apta a conceder pontuação para o Programa. Para isso, basta que encaminhem suas dúvidas através do e-mail: eventos@crcms.org.br e no prazo de até 5 dias úteis, o Regional realizará as consultas devidas e responderá.