PVCC/MS - Programa de Voluntariado da Classe Contábil em MS Planeja Ações para 2018

Conduzida pelo Coordenador do PVCC/MS – Programa de Voluntariado da Classe Contábil no Estado de Mato Grosso do Sul, Conselheiro Dr. Esmael Almeida Machado e pela coordenadora Adjunta, Profª Contadora Patrícia Pereira Castro, aconteceu no dia 11/07/18, na Sala Plenária do CRC/MS, em Campo Grande, a 1ª Reunião do órgão sob a nova coordenação.

Realizada na Sala Plenária do CRC/MS, com início às 15h30, o evento teve por objetivo planejar as ações para 2018 e apresentar o novo coordenador e a coordenadora adjunta aos voluntários contábeis.

Além de Profissionais da Contabilidade convidados, a reunião contou, também, com a participação da Presidente do CRC/MS e voluntária contábil, Profª Drª  Iara Sônia Marchioretto, da Ex-Coordenadora do PVCC/MS e Vice-Presidente de Administração do CRC/MS, Conselheira Maria Leny Adania de Sylos, da  TC Maria Alves Granjeiro Gonçalves, representante do CRC/MS e demais membros da diretoria do Observatório Social de Campo Grande.

O PVCC – Programa de Voluntariado da Classe Contábil, criado pelo conselho Federal de Contabilidade, tem por finalidade sensibilizar os Profissionais da Contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Por meio de 04 subprogramas, a Classe Contábil disponibiliza seus conhecimentos, em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados de todas as atividades voluntárias empreendidas pelos Profissionais Contábeis. São eles:

Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais – Tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios. Os OSs são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal.

Educação Financeira – É voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso – Visa sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos, daqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações. Também, auxiliar as Entidades a elaborarem projetos adequados para se habilitarem a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

Ações locais de Voluntariado – Visa recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da Contabilidade, desde ações realizadas individualmente, como ações coordenadas regionalmente.

Qualquer Profissional da Contabilidade pode participar. Basta escolher, conforme a sua disponibilidade de tempo e habilidade, o subprograma do qual deseja participar, acessar o link: http://www1.cfc.org.br/sisweb/voluntario/Cadastro.aspx e fazer a inscrição.

Os profissionais que desejarem participar ou quiserem maiores informações sobre o PVCC podem entrar em contato com ele através do E-mail: pvcc@crcms.org.br. Também podem acessar diretamente o Site do PVCC: http://voluntariadocontabil.cfc.org.br/

Imprensa – CRC/MS