Seminário Ofereceu Capacitação Sobre a Prestação de Contas das Fundações Privadas ao Ministério Público

10 de maio de 2018

A Vice-Presidente de Administração do CRC/MS, Maria Leny Adania de Sylos durante seu pronunciamento.

O “1º Seminário Estadual sobre a Prestação de Contas das Fundações Privadas ao Ministério Público” foi realizado no dia 04/05/18, das 7h30 às 12h, no Auditório da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande/MS.

Com o tema “A Efetividade do Sistema SICAP – Sistema de Cadastro e Prestação de Contas de Fundações” teve por objetivo capacitar os profissionais da Contabilidade e os Promotores de Justiça que atuam na área das Fundações, bem como os gestores das Fundações sul-mato-grossenses acerca da importância da prestação de contas financeira e social; sobre a forma de utilização do Sistema SICAP e esclarecer eventuais dúvidas sobre sua operação.

A programação constou de Apresentação da Orquestra Infantil da Fundação Euze Zahran, Palestra Motivacional apresentada pelo  Prof. Marcos Henrique Marques –  Diretor Administrativo da Fundação Manoel de Barros e Palestra “Fundações – Como Prestar Contas”, proferida pelo Dr. Eduardo Marcondes Filinto da Silva – Coordenador da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Durante o seminário foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre  a Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e  o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, que tem como objetivo promover a cooperação técnica entre as duas instituições, de modo a consolidar linhas de pesquisa, publicações e eventos conjuntos de interesse mútuo.

Compuseram a Mesa de Autoridades: o Dr. Paulo Cezar dos Passos – Procurador Geral de Justiça de MS; a Contadora Maria Leny Adania de Sylos – Vice-Presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul – CRC/MS representando a Presidente Iara Sônia Marchioretto; o Dr. Aroldo José de Lima – Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Fundações Privadas e Entidades de Interesse Social – CAOFUN; a Drª Jaceguara Dantas da Silva – Diretora da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul; o  Dr. Lindomar Thiago Rodrigues – Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público de MS e o Contador Roberto Arruda de Amorim – Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas  de Assessoramento Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do MS.

O “1º Seminário Estadual sobre a Prestação de Contas das Fundações Privadas ao Ministério Público” foi uma realização do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por Intermédio do Centro de Apoio Operacional das Fundações Privadas e Entidades de Interesse Social – CAOFUN, do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul – CRC/MS e Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

O evento, que contou com o apoio do Sistema Famasul, Fundação Ueze Zahran, Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público de MS, da Fundação Manoel de Barros, do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (DAEX) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul – SESCON/MS,  foi homologado no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, conforme NBC PG12 (R3), com uma carga horária de 5 h e contou 4 pontos no Programa para os Auditores, Responsáveis Técnicos e Peritos que participaram.

A Vice-Presidente de Administração do CRC/MS, Maria Leny Adania de Sylos frisou a importância do evento: “além de ser um momento para a troca de informações entre os participantes, esse evento é de grande importância porque oferece capacitação técnica e prática sobre a prestação de contas através do SICAP, um Sistema de Cadastro e Prestação de Contas de Fundações que padroniza a forma da prestação de contas de uma maneira eficaz e atualizada”.

A Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/MS, Tânia Regina dos Santos Machado integrou a mesa mediadora.

E, a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/MS, Tânia Regina dos Santos Machado, representante do CRC/MS na organização do evento ressaltou a importância da parceria do Conselho com o MPE para a realização do seminário: “ Os Profissionais da Contabilidade assessoram as Fundações na execução financeira dos projetos e/ou na escrituração dos atos e fatos da gestão financeira da entidade, além de participarem do processo financeiro de prestação de contas coletado pelo SICAP. E o CRC/MS através da Câmara de Desenvolvimento Profissional, busca promover a Educação Profissional Continuada por meio da oferta de cursos, palestras e debates que possibilitem a eles prestarem serviços de excelência à sociedade. E esta parceria com o Ministério Público Estadual foi mais uma oportunidade de proporcionar aprimoramento aos profissionais que atuam no processo de prestação de contas destas entidades”.